29 de agosto de 2016

Defensas metálicas - Instalação deve ser criteriosa para não causar acidentes piores

As defensas metálicas devem ser instaladas para proteger os veículos de ultrapassarem os limites da via, protegendo-os, principalmente aqueles que estão desgovernados. Sua utilização nas estradas deve ser bem planejada e mantida em constante manutenção!




Neste vídeo é possível verificar que ao se chocar com a defensa, o equipamento não amortece a batida e sim o arremessa, assim acometendo um catapultamento do veículo.

O que é:
Defensas metálicas são o mais tradicional dispositivo de proteção de veículos desgovernados, que tendem a atravessar os canteiros centrais ou saírem pelas laterais das estradas. Elas foram objeto de sucessivos estudos e de testes em campos de prova até chegarem aos modelos atuais.

Até a década de 60 o modelo usual nos EUA e no Brasil, aqui conhecido como defensa tipo Armco, era constituído de perfis de aços moldados segundo a forma da figura anexa, justapos­tos por meio de parafusos, formando uma tira contínua, sustentada por postes de madeira ou de aço. No Brasil, o modelo mais comum era de perfis de aço montados em postes de eucaliptos, (eventualmente em postes de madeira mais resistente, com seção quadrada), enterrados no solo a cada 4 metros.

A perfeita compreensão do modo de funcionar das defensas e de seus requisitos são condição importante para que elas sejam fabricadas adequadamente e implantadas de modo a bem cumprirem a sua finalidade.

As normas brasileiras são bastante detalhadas quanto aos modelos de defensas e regras para a sua utilização. Não apresentam justificativas, entretanto, para a escolha en­tre os modelos maleável e semi-maleáveis, porquanto tecnicamente a primeira é mais aperfeiçoada e a segun­da, mais econômica.

Além disso, mencionam defensas semi-rígidas e rígidas, mas que se destinam a aplicações especiais, principalmente na transição de uma defensa para barreira de concreto e em situações de impossibilidade de utilização de ancoragem. Tais situações serão melhor discutidas no capítulo de aplicações das barreiras e defensas.

Finalmente, é preciso considerar que as defensas metálicas, mercê de seu princípio de fun­cionamento, baseado em sua capacidade de deformação, não são intransponíveis. Esse é um problema de difícil solução, quando se protegem veículos de pesos muito diferentes. Por isso a recomendação de que, em pontes e viadutos, onde em nenhuma hipótese o veículo deve sair da pista, se utilizem barreiras de concreto.