5 de julho de 2016

Gestão de extintores de incêndio - Dicas de compra, instalação, utilização, inspeção, guarda e manutenção

Devemos sempre nos preocupar com a gestão de extintores de incêndio, seja em nossa empresa, condomínio ou área onde é necessário a sua utilização.

Aquisição:

Para realizarmos a compra de novos extintores devemos estar atentos aos seguintes fatos:

Todos os extintores de incêndio devem ostentar o selo de identificação da conformidade do Inmetro.


Para os extintores novos o selo é na cor vermelha, com as seguintes inscrições:
a logomarca do Inmetro;
o número de série do selo;
a identificação do fabricante;
o número de licença do fabricante;

Cuidados na compra do Extintor de Incêndio
Exija sempre a nota fiscal. Além de proteger seus direitos, o prazo de garantia do produto é contado a partir da data de aquisição e não da data de fabricação.
Não compre extintor com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização. O rompimento do lacre por pessoa não autorizada suspende a garantia do extintor. Portanto, se isso acontecer, procure uma empresa registrada para fazer a manutenção do equipamento.
Inspeção Técnica
O extintor de incêndio deve passar por exames periódicos, realizados por empresa registrada junto ao Inmetro. Esse procedimento não requer a desmontagem do extintor, podendo ser realizada no local. A finalidade é verificar se o mesmo permanece em condições de operação, no que diz respeito aos seus aspectos externos, servindo também para definir o nível de manutenção a ser executado, caso necessário.

Instalação:
Deve seguir o projeto d incêndio, sendo afixados em locais de fácil acesso e não podem estar obstruídos. 

Manutenção
A manutenção é um serviço de caráter preventivo e ou corretivo, obrigatoriamente realizado por empresa registrada junto ao Inmetro. Essa manutenção é realizada em 3 níveis:
Detalhes de todas as peças de um extintor de incêndio.


Manutenção de 1º Nível - de caráter corretivo, geralmente efetuada na inspeção técnica e geralmente no local onde o extintor está instalado, não sendo necessária a sua remoção para a empresa registrada e que necessite apenas de limpeza, reaperto e ou substituição de componentes não submetidos à pressão, colocação do quadro de instruções, quando necessário, nos termos da legislação pertinente;

Manutenção de 2º Nível - de caráter preventivo e corretivo, requer execução de serviços na empresa registrada. Requer a desmontagem completa do extintor, limpeza de todos os componentes, inspeção das roscas e partes internas, realização de ensaios nos componentes, execução de recarga e pressurização, colocação do anel, trava e lacre, fixação do Selo de Identificação da Conformidade, da etiqueta de garantia e do quadro de instruções;


Manutenção de 3º Nível - processo em que se aplica a revisão total do extintor de incêndio, incluindo o ensaio hidrostático. A contar da data de fabricação ou da realização do último ensaio hidrostático, a cada 5 anos o extintor deverá passar pela manutenção de terceiro nível, ensaio hidrostático. Este intervalo de cinco anos deverá ser interrompido caso não seja possível identificar quando se deu o último ensaio hidrostático, ou quando o extintor for submetido a danos térmicos ou mecânicos, devendo passar imediatamente pelo ensaio hidrostático.
PRAZOS
A primeira manutenção (extintores novos) de 2º Nível, desde que o extintor não tenha sido utilizado e não esteja submetido a condições adversas ou severas, deverá ser executada após 12 meses da data de sua fabricação, ou ao final da garantia dada pelo fabricante, o que for maior.
Para os extintores usados a manutenção de 2º Nível deverá ocorrer a cada 12 meses, contados a partir da última manutenção. Este intervalo poderá ser reduzido se estiver submetido a condições severas ou adversas, ou ainda se for indicado por uma inspeção técnica.
Para extintores de Dióxido de Carbono – CO2 e para cilindros para o gás expelente – ampola, a inspeção técnica deverá ser realizada de 6 em 6 meses.
Ficando a critério e responsabilidade da empresa de manutenção a realização da recarga a cada 12 meses, respeitando o prazo máximo de 5 (cinco) anos para a recarga, atendendo também os demais critérios definidos no RTQ ( Exceção para os extintores de Dióxido de Carbono CO2 quando a empresa optar por revalidar a manutenção que neste caso trocará somente a etiqueta de garantia do serviço).
Após o extintor de incêndio ser submetido à manutenção, o selo de conformidade é substituído por um selo de cor azul esverdeada, contendo as inscrições:
a logomarca do Inmetro;
o número de série do selo;
a identificação da empresa que realizou a manutenção;
a data da realização da manutenção;
O extintor de incêndio que passou por manutenção apresenta um anel de plástico entre a válvula e o cilindro, com identificação da empresa que realizou a manutenção, e o ano em que o serviço foi realizado. 
A cor do anel de plástico é definida pela Portaria 412/11 do Inmetro, assim definida para os períodos:




PRETO - 01/01/2016 a 30/12/2016
ALARANJADA - 01/01/2017 a 30/12/2017
PÚRPURA - 01/01/2018 a 30/12/2018


OBS.: Todos os extintores que passarem por manutenção de 2º ou 3º níveis deverão obrigatoriamente ter seus anéis trocados, prova de que os mesmos foram abertos.






Sempre que o extintor passar por inspeção ou manutenção, exija a Ordem de Serviço, devidamente preenchida e assinada pelo técnico responsável pela manutenção, onde conste a relação das peças que foram trocadas, acompanhada de nota fiscal, protegendo seus direitos de consumidor.

Classes e Carga extintora:
Cuidados na utilização do Extintor de Incêndio
Observe as instruções de uso que aparecem no Quadro de Instruções, afixado no corpo do extintor, para que você possa usá-lo corretamente, quando for necessário. Elas devem estar legíveis, sem rasuras, não devendo estar riscadas ou encobertas por outras informações.

O extintor de incêndio que tiver sido usado, mesmo parcialmente, deverá ser encaminhado imediatamente a uma empresa de manutenção registrada no Inmetro, para que seja efetuada a recarga.
Verifique sempre o indicador da pressão do extintor, cujo ponteiro deve estar sobre a faixa verde, o que quer dizer que o extintor está pressurizado. Caso contrário, procure uma empresa registrada junto ao Inmetro para fazer a recarga.

Os extintores cujo agente extintor é o Dióxido de Carbono CO2 não possuem indicador de pressão, por isso é necessária a inspeção de seis em seis meses.

Cuidados na conservação do Extintor de Incêndio
O extintor não deve apresentar sinais de ferrugem ou amassamento. É recomendada maior frequência de inspeção técnica nos extintores que estejam sujeitos a intempéries e ou condições adversas ou severas.
Para maior proteção solicite à empresa de manutenção que forneça outro extintor, enquanto o seu estiver em manutenção.
Para consultar as empresas de manutenção de extintores de incêndio, clique abaixo.
Empresas Prestadoras de Serviços de Inspeção Técnica e Manutenção em Extintores de Incêndio Registradas
INFORMAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO - http://www.inmetro.gov.br/…/trei…/extintores_de_incendio.pdf

Curso Online de Prevenção e Combate a IncêndiosCurso Online de Prevenção 

e Combate a Incêndios

Carga horária: 35 horas
Por: R$ 19,90
(Pagamento único)