A engenharia Alemã é conhecida por ser uma das mais fantásticas do mundo. Dessa vez, a façanha ocorreu em se fazer uma intervenção em uma rodovia em menos de 48 horas.
A necessidade de se construir um viaduto de forma rápida e sem maiores transtornos para os usuários da rodovia fez com que a obra fosse concluída de forma muito rápida.
A inovação é foi utilizado o uso de peças rodoviárias modulares, algo que engenheiros vêm discutindo há um bom tempo. Nós já vimos edifícios na China serem erguidos em questão de dias, graças a módulos pré-fabricados que basicamente só precisam ser encaixados no canteiro de obras.
No entanto, essa modularidade é mais rara quando se trata de projetos de infraestrutura pública. Em geral, esses projetos estão na fase de conceito: por exemplo, a holandesa VolkerWessels quer fazer protótipos de estradas de plástico, formadas por blocos que se encaixam como Lego.
Felizmente, a Alemanha e a China se interessa em métodos mais rápidos para criar e manter sua infraestrutura. Recentemente, vimos uma máquina de 580 toneladas que se move de forma coordenada para erguer uma ponte ou viaduto – ela é feita por uma empresa de Pequim.