29 de julho de 2016

Normas Regulamentadoras são alteradas para garantir a segurança dos trabalhadores

SAÚDE E SEGURANÇA

Modificações foram publicadas no Diário Oficial da União 


Sete Normas Regulamentadoras (NRs) foram modificadas e as alterações publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (2), entre elas: a NR 11 que trata do transporte e manuseio de materiais, a NR 12 que define medidas de prevenção na utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, NR 22 que trata da saúde e segurança ocupacional da mineração e na NR 36 trata da saúde e segurança no setor de abate e processamento de carne e derivados.

As alterações nas NRs foram definidas pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), coordenada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), por consenso entre governo, trabalhadores e empregadores.

Para o coordenador de normatização e programas do MTPS, Rômulo Machado, “a elaboração e a revisão das normas tem por objetivo estabelecer medidas que garantam trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho”.

NR 11 – Na norma que trata do transporte, armazenagem e manuseio de materiais, foi revisado todo o Anexo I, que trata do regulamento técnico de procedimentos para o manuseio de chapas de mármore, granito e outras rochas. O Anexo então vigente, não contempla os avanços tecnológicos recentemente implementados (como teares multifios) pelo setor, novas soluções desenvolvidas (como ovador de contêiner), não disciplinava carga horária e conteúdo mínimos para capacitação dos trabalhadores envolvidos nas operações de movimentação e manuseio de chapas de rochas ornamentais nem fazia referência ao manuseio de chapas fracionadas, frequente em marmorarias, dentre outros.

NR 12 - As alterações na NR 12, que define medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de máquinas e equipamentos em todas as atividades econômicas, inclui a possibilidade de adoção de soluções ainda não previstas pelo texto em vigor para a adequação das máquinas, facilitando o cumprimento das obrigações previstas na norma sem reduzir o nível de segurança oferecido aos trabalhadores.

NR 22 – Na NR que trata da segurança e saúde ocupacional na mineração, será incluída uma alínea que trata do estabelecimento de sistema que permita saber, com precisão em qualquer momento, os nomes de todas as pessoas que estão no subsolo, assim como a localização provável das mesmas.

NR 36 – Na norma que trata da saúde e segurança no setor de abate e processamento de carnes e derivados, conhecida como NR de Frigoríficos, será acrescentado um anexo com requisitos específicos para três tipos de máquinas utilizadas no setor: máquina automática para descourear e retirar pele e película, máquina aberta para descourear e retirar pele e membrana e máquina de repasse de moela.

Nas NRs 04 e 10 que tratam de serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina de trabalho e segurança em instalações e serviços em eletricidade, respectivamente, ocorreram apenas ajustes na redação das normas. Na NR 28 sobre fiscalização e penalidades foram atualizados códigos utilizados pela fiscalização do trabalho.

Normas - A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) atribui ao MTPS a competência de estabelecer disposições complementares aos artigos sobre saúde e segurança, o que é feito por meio das Normas Regulamentadoras (NRs). As normas têm a função de estabelecer parâmetros de segurança em setores, equipamentos e funções específicas, porque cada profissão exige um cuidado próprio para resguardar a vida e integridade física da equipe e de terceiros.

CTPP - A Comissão Tripartite Paritária Permanente foi instituída pela Portaria n.º 393, de 09 de abril de 1996, com objetivo de revisar ou elaborar regulamentações na área de segurança e saúde no trabalho e de normas gerais relacionadas às condições de trabalho.


27 de julho de 2016

27 de Julho - Dia do Motociclista!

Parabéns a todos os motociclistas!!!

O motociclista é aquela pessoa que se transporta ou pratica esportes envolvendo o uso de motos. O motociclismo se tornou um esporte e sua primeira primeira prova aconteceu em 29 de novembro de 1897, na Inglaterra.

Em 1904 foi criada a Federação Internacional de Motociclismo, mas somente após a 2ª Guerra Mundial começou a ser realizado o campeonato mundial. O italiano foi o maio campeão da modalidade, pois ganhou 15 títulos mundiais em diferentes categorias.

Muitos motociclistas utilizam o veículo para trabalho, e atuam como motoboys em empresas.

No Brasil, o Dia do Motociclista acontece em 27 de julho.  

25 de julho de 2016

25 de julho - Dia do Motorista - Parabéns a todos os motoristas!!!

No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. Este foi o dia escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas. No dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído em nosso país. 

Protetor não só dos motoristas, mas também dos viajantes, acredita-se que São Cristóvão tenha vivido na Síria e sofrido o martírio no século III. Seu nome, "Cristóvão", significa "aquele que carrega Cristo" ou "portador de Cristo". Reza a lenda que Cristóvão era um gigante com mania de grandeza. Logo no princípio, acreditava que o maior rei do mundo era o rei ao qual ele servia. Então, veio a saber que o maior rei do mundo seria  Satanás, passando a servi-lo. Por fim, acabou descobrindo que o maior rei do mundo era o Nosso Senhor. Um ermitão mostrou que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor, convencendo Cristóvão, que trocou sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Por ser dotado de grande força, passou a transportar pessoas através de um imenso rio. Certa vez, transportando um garoto em suas costas, este lhe revela: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

As comemorações em torno do Dia do Motorista são realizadas anualmente e ficam a cargo dos órgãos de trânsito de todo o país. São realizadas campanhas educativas que alertam motoristas e cidadãos sobre como um comportamento responsável e o respeito às normas de trânsito podem fazer a diferença.

Oração do Motorista:

"Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".

Parabéns a todos os motoristas!!!!



5 estrelas
Curso Online de MOPP - Movimentação Operacional de Produtos Perigosos

Curso  MOPP Movimentação 

Operacional de Produtos

Perigosos

Autor(a): 
Carga horária: 50 horas
Por: R$ 19,90
(Pagamento único)


5 de julho de 2016

Gestão de extintores de incêndio - Dicas de compra, instalação, utilização, inspeção, guarda e manutenção

Devemos sempre nos preocupar com a gestão de extintores de incêndio, seja em nossa empresa, condomínio ou área onde é necessário a sua utilização.

Aquisição:

Para realizarmos a compra de novos extintores devemos estar atentos aos seguintes fatos:

Todos os extintores de incêndio devem ostentar o selo de identificação da conformidade do Inmetro.


Para os extintores novos o selo é na cor vermelha, com as seguintes inscrições:
a logomarca do Inmetro;
o número de série do selo;
a identificação do fabricante;
o número de licença do fabricante;

Cuidados na compra do Extintor de Incêndio
Exija sempre a nota fiscal. Além de proteger seus direitos, o prazo de garantia do produto é contado a partir da data de aquisição e não da data de fabricação.
Não compre extintor com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização. O rompimento do lacre por pessoa não autorizada suspende a garantia do extintor. Portanto, se isso acontecer, procure uma empresa registrada para fazer a manutenção do equipamento.
Inspeção Técnica
O extintor de incêndio deve passar por exames periódicos, realizados por empresa registrada junto ao Inmetro. Esse procedimento não requer a desmontagem do extintor, podendo ser realizada no local. A finalidade é verificar se o mesmo permanece em condições de operação, no que diz respeito aos seus aspectos externos, servindo também para definir o nível de manutenção a ser executado, caso necessário.

Instalação:
Deve seguir o projeto d incêndio, sendo afixados em locais de fácil acesso e não podem estar obstruídos. 

Manutenção
A manutenção é um serviço de caráter preventivo e ou corretivo, obrigatoriamente realizado por empresa registrada junto ao Inmetro. Essa manutenção é realizada em 3 níveis:
Detalhes de todas as peças de um extintor de incêndio.


Manutenção de 1º Nível - de caráter corretivo, geralmente efetuada na inspeção técnica e geralmente no local onde o extintor está instalado, não sendo necessária a sua remoção para a empresa registrada e que necessite apenas de limpeza, reaperto e ou substituição de componentes não submetidos à pressão, colocação do quadro de instruções, quando necessário, nos termos da legislação pertinente;

Manutenção de 2º Nível - de caráter preventivo e corretivo, requer execução de serviços na empresa registrada. Requer a desmontagem completa do extintor, limpeza de todos os componentes, inspeção das roscas e partes internas, realização de ensaios nos componentes, execução de recarga e pressurização, colocação do anel, trava e lacre, fixação do Selo de Identificação da Conformidade, da etiqueta de garantia e do quadro de instruções;


Manutenção de 3º Nível - processo em que se aplica a revisão total do extintor de incêndio, incluindo o ensaio hidrostático. A contar da data de fabricação ou da realização do último ensaio hidrostático, a cada 5 anos o extintor deverá passar pela manutenção de terceiro nível, ensaio hidrostático. Este intervalo de cinco anos deverá ser interrompido caso não seja possível identificar quando se deu o último ensaio hidrostático, ou quando o extintor for submetido a danos térmicos ou mecânicos, devendo passar imediatamente pelo ensaio hidrostático.
PRAZOS
A primeira manutenção (extintores novos) de 2º Nível, desde que o extintor não tenha sido utilizado e não esteja submetido a condições adversas ou severas, deverá ser executada após 12 meses da data de sua fabricação, ou ao final da garantia dada pelo fabricante, o que for maior.
Para os extintores usados a manutenção de 2º Nível deverá ocorrer a cada 12 meses, contados a partir da última manutenção. Este intervalo poderá ser reduzido se estiver submetido a condições severas ou adversas, ou ainda se for indicado por uma inspeção técnica.
Para extintores de Dióxido de Carbono – CO2 e para cilindros para o gás expelente – ampola, a inspeção técnica deverá ser realizada de 6 em 6 meses.
Ficando a critério e responsabilidade da empresa de manutenção a realização da recarga a cada 12 meses, respeitando o prazo máximo de 5 (cinco) anos para a recarga, atendendo também os demais critérios definidos no RTQ ( Exceção para os extintores de Dióxido de Carbono CO2 quando a empresa optar por revalidar a manutenção que neste caso trocará somente a etiqueta de garantia do serviço).
Após o extintor de incêndio ser submetido à manutenção, o selo de conformidade é substituído por um selo de cor azul esverdeada, contendo as inscrições:
a logomarca do Inmetro;
o número de série do selo;
a identificação da empresa que realizou a manutenção;
a data da realização da manutenção;
O extintor de incêndio que passou por manutenção apresenta um anel de plástico entre a válvula e o cilindro, com identificação da empresa que realizou a manutenção, e o ano em que o serviço foi realizado. 
A cor do anel de plástico é definida pela Portaria 412/11 do Inmetro, assim definida para os períodos:




PRETO - 01/01/2016 a 30/12/2016
ALARANJADA - 01/01/2017 a 30/12/2017
PÚRPURA - 01/01/2018 a 30/12/2018


OBS.: Todos os extintores que passarem por manutenção de 2º ou 3º níveis deverão obrigatoriamente ter seus anéis trocados, prova de que os mesmos foram abertos.






Sempre que o extintor passar por inspeção ou manutenção, exija a Ordem de Serviço, devidamente preenchida e assinada pelo técnico responsável pela manutenção, onde conste a relação das peças que foram trocadas, acompanhada de nota fiscal, protegendo seus direitos de consumidor.

Classes e Carga extintora:
Cuidados na utilização do Extintor de Incêndio
Observe as instruções de uso que aparecem no Quadro de Instruções, afixado no corpo do extintor, para que você possa usá-lo corretamente, quando for necessário. Elas devem estar legíveis, sem rasuras, não devendo estar riscadas ou encobertas por outras informações.

O extintor de incêndio que tiver sido usado, mesmo parcialmente, deverá ser encaminhado imediatamente a uma empresa de manutenção registrada no Inmetro, para que seja efetuada a recarga.
Verifique sempre o indicador da pressão do extintor, cujo ponteiro deve estar sobre a faixa verde, o que quer dizer que o extintor está pressurizado. Caso contrário, procure uma empresa registrada junto ao Inmetro para fazer a recarga.

Os extintores cujo agente extintor é o Dióxido de Carbono CO2 não possuem indicador de pressão, por isso é necessária a inspeção de seis em seis meses.

Cuidados na conservação do Extintor de Incêndio
O extintor não deve apresentar sinais de ferrugem ou amassamento. É recomendada maior frequência de inspeção técnica nos extintores que estejam sujeitos a intempéries e ou condições adversas ou severas.
Para maior proteção solicite à empresa de manutenção que forneça outro extintor, enquanto o seu estiver em manutenção.
Para consultar as empresas de manutenção de extintores de incêndio, clique abaixo.
Empresas Prestadoras de Serviços de Inspeção Técnica e Manutenção em Extintores de Incêndio Registradas
INFORMAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO - http://www.inmetro.gov.br/…/trei…/extintores_de_incendio.pdf

Curso Online de Prevenção e Combate a IncêndiosCurso Online de Prevenção 

e Combate a Incêndios

Carga horária: 35 horas
Por: R$ 19,90
(Pagamento único)


4 de julho de 2016

Alemanha constrói 1 viaduto em 1 final de semana!


A engenharia Alemã é conhecida por ser uma das mais fantásticas do mundo. Dessa vez, a façanha ocorreu em se fazer uma intervenção em uma rodovia em menos de 48 horas.

A necessidade de se construir um viaduto de forma rápida e sem maiores transtornos para os usuários da rodovia fez com que a obra fosse concluída de forma muito rápida.

A inovação é foi utilizado o uso de peças rodoviárias modulares, algo que engenheiros vêm discutindo há um bom tempo.  Nós já vimos edifícios na China serem erguidos em questão de dias, graças a módulos pré-fabricados que basicamente só precisam ser encaixados no canteiro de obras.

No entanto, essa modularidade é mais rara quando se trata de projetos de infraestrutura pública. Em geral, esses projetos estão na fase de conceito: por exemplo, a holandesa VolkerWessels quer fazer protótipos de estradas de plástico, formadas por blocos que se encaixam como Lego.

Felizmente, a Alemanha e a China se interessa em métodos mais rápidos para criar e manter sua infraestrutura. Recentemente, vimos uma máquina de 580 toneladas que se move de forma coordenada para erguer uma ponte ou viaduto – ela é feita por uma empresa de Pequim.

1 de julho de 2016

Site vende cursos com apostilas e certificados com preços a partir de 9,90







Método de cursos à Distancia em que você não precisar estar online para estudar ajuda a ter o seu currículo mais enriquecido.






O Funcionamento do serviço é igual a um site de cursos online.

É oferecido os mesmos serviços de um site de cursos online mas sem precisar de você estar online o tempo todo! Poupando a sua internet de dados ou estudando onde não há internet. 

Curso em formato de Apostila Digital

Ao realizar o nosso Curso, que funciona de forma de ensino a distância. Você estuda por meio de Apostila Digital, que vem no formato PDF, que pode ser lida em computadores, tablets, notebooks, smartphones etc. e ainda impressa, e assim você aprenderá tudo sobre o nosso curso estudando a qualquer lugar e nos horários que puder.




Método de avaliação:
Assim que você estiver preparado para realizar a avaliação, você entra em contato conosco e nós enviamos até você uma avaliação com no mínimo 10 questões de múltipla escolha.
Você terá um prazo para nos responder. Tendo que ter 60% de acerto das questões. Podendo repetir e discutir com a nossa equipe as questões que foi apresentada alguma dificuldade.

Certificado:
Assim que terminar os estudos e tiver realizado a avaliação você receberá o seu certificado em formato Digital (PDF) em seu e-mail (para conferencia dos dados e agilidade caso esteja necessitando) e ele será postado nos Correios em papel especial, carimbado e assinado pelos engenheiros que fazem parte da nossa equipe.


Principais Dúvidas:
O que é uma Apostila Digital?
É uma apostila em formato PDF que pode ser lida em computadores, tablets, notebooks, smartphones etc. A apostila digital também pode ser impressa no formato A4 em qualquer impressora.

Atenção: A apostila NÃO será enviada pelos correios, pois trata-se da compra de uma APOSTILA DIGITAL (em PDF).
Não enviaremos o material em outro formato (Word, Power point etc.)

FÓRUM DE DISCUSSÃO:
Através do mesmo e-mail em que você receberá a apostila você receberá apoio a todas as sua dúvidas.

Como faço para baixar a minha apostila digital?
Você receberá a apostila em seu e-mail assim que o pagamento for concluído.

Garantia:

Garantia de recebimento da apostila e PDF por mercado pago. Se não receber você solicita o dinheiro de volta