3 de abril de 2017

OMS lança campanha “ Depressão : vamos conversar”

A Organização Mundial da Saúde deu início nesta segunda-feira (10), quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, a uma campanha de conscientização da depressão, problema que pode afetar pessoas de todas as idades em qualquer país do mundo. O transtorno também será tema do Dia Mundial da Saúde em 2017.



Com o slogan, “ Depressão : vamos conversar”, a organização pretende acabar com os preconceitos intricados ao transtorno e fazer com que mais pessoas procurem ajuda após entenderem melhor o que é a doença e descobrirem que há formas de prevenir e trata-la.

O transtorno mental é caracterizado por uma tristeza persistente e a perda de interesse por atividades que, antes, a pessoa gostava, além de uma dificuldade de realizar as atividades diárias por pelo menos duas semanas. Essa mudança de comportamento pode causar perda de energia, mudanças no apetite e no sono, dificuldade de concentração, indecisão, ansiedade, inquietação e sentimentos de inutilidade, culpa e desespero, acompanhados de pensamentos de auto-multilação e suicídio .

Grupos de risco

A depressão não escolhe classe social, país de origem e nem idade, mas os jovens entre 15 e 29, mulheres no pós-parto e adultos com mais de 60 anos são os que mais correm risco de desenvolver o transtorno. Estes três grupos serão alvo principal da campanha da OMS.

De acordo com a constituição da OMS, a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) explica que “saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade”.


Fonte: Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/2016-10-10/campanha-oms-depressao.html