O arco elétrico, que pode ser mais quente do que a superfície do sol. Explico melhor: um relâmpago é uma forma natural de arco elétrico.
Esse tipo de arco é uma bola de calor explosiva de gás ionizado (plasma). Em equipamentos elétricos, os arcos liberam energia descontrolada, na forma de luz e calor intenso.
O arco inesperado em equipamentos de energia impõe uma série de riscos. Como durante a manifestação de um arco elétrico não é possível interrompê-lo, o ideal é que haja uma boa gestão prévia desse risco. Inicialmente, por meio de sua correta análise, além de treinamento, fiscalização e equipamentos de proteção individual adequados.
O estudo de risco sobre o potencial de exposição do trabalhador ao arco elétrico previne lesões, afinal, o calor do arco pode provocar queimaduras graves em muitos metros de distância.
A liberação de energia causada pelo fenômeno oferece um subproduto perigoso como respingos de metal fundido. O efeito das ondas de pressão é causado pela rápida expansão do ar e da vaporização de metal, podendo até ejetar portas de painéis de força.