7 de março de 2017

Conscientização sobre o uso do EPI


O uso de EPI (ou Equipamento de Proteção Individual) é uma exigência legal conforme podemos ver na NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego e diz respeito a qualquer produto ou dispositivo destinado à segurança individual e proteção de riscos inerentes ao ambiente e rotina de trabalho. Portanto, trata-se de um direito e, ao mesmo tempo, um dever dos trabalhadores, previstos também na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho – Artigo 158).

Porém, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que fornecem os EPIs é a resistência por parte dos funcionários no momento de usar os equipamentos. Isso porque, mesmo cientes do risco a que estão suscetíveis, bem como das possíveis punições legais, os trabalhadores muitas vezes ignoram as normas de segurança e deixam de usar os EPIs.

Segurança não se conquista, se faz.

Embora muitos acidentes de trabalho sejam atribuídos à falta de cuidado das pessoas, ausência de medidas ou atitudes precárias em relação à segurança, a maior incidência ainda é decorrente de um comportamento inseguro.

Veja no vídeo uma campanha para conscientizar os trabalhadores quanto a utilização dos EPII's

Para adotar uma cultura prevencionista no dia-a-dia e evitar acidentes de trabalho, é necessário refletir e analisar cada etapa a ser cumprida durante o processo, por exemplo: verificar e prever todos os riscos oferecidos pela tarefa; utilizar os equipamentos de segurança individual e coletivo; ponderar se o trabalho é seguro antes de executá-lo e considerar que acidentes podem ocorrer com qualquer um e a qualquer momento.

Lembre-se que, mesmo que a empresa garanta a entrega dos EPIs necessários, realize treinamentos e diálogos de segurança, adote medidas de segurança em máquinas e equipamentos, cabe a você ter uma atitude permanente de valorização da segurança do trabalho, da sua vida e de seus colegas.

  • Penso no pior, pois ele também acontece.
  • Reflita se a tarefa é segura antes de executá-la.
  • Espere para fazer certo, não tenha pressa.
  • Verifique, tenha certeza. Não fique em dúvida.
  • Ensine aos que não sabem. Colabore e zele também pelo seu companheiro.
  • Nunca abuse do perigo. A vida é frágil.
  • Insista, vá atrás de informação para a sua segurança.
  • Realize um trabalho seguro e volte para casa bem.



Curso Online de Segurança do Trabalho

Curso Online de Segurança do Trabalho

Carga horária: 50 horas
Por: R$ 23,00